quarta-feira, 1 de agosto de 2012


                    EMPATIA NO ATENDIMENTO                                                                                                          

   Todos nós somos clientes em várias situações do dia-a-dia, ou seja, constantemente usamos serviços de outras pessoas.  Mesmo quem não trabalha diretamente com atendimento ao público, experimenta situações, ora  serve , ora  está sendo servido.                                                                                     
   As relações de ajuda e dependência entre as pessoas é uma constante. Todos nós necessitamos dos serviços de outras pessoas. Como poderíamos comer, beber, ler, estudar, comprar livros, roupas e outras mercadorias sem depender de uma cadeia produtiva e de prestação de serviços?
   Quando falamos de atendimento ao cliente, podemos pensar em nossas próprias experiências em atender e ser atendido ou vice-versa. Alternamos diversos  papéis em diferentes momentos.  Então, já que esses papéis são desempenhados por nós mesmos, temos que perceber e refletir sobre nossos comportamentos, experiências, valores e idéias tanto como clientes quanto como atendentes. Isto mostra a importância do processo de empatia"Colocar-se no lugar do outro, prestasse um serviço a teu próximo da mesma forma  que você gostaria que oferecessem à você".                                                                                               DICA: SEJA SEMPRE PRESTATIVO                                                                              
 Se alguém entra em seu estabelecimento e pergunta se você pode ajudar com algo, jamais diga “está logo ali”, jamais continue o que estava fazendo. Acompanhe o cliente até o local, enquanto isso vá conversando e perguntando sobre o que mais ele precisa. Se você quer atender bem, esse é o caminho. Clientes tendem a voltar a estabelecimentos quando sentem que os vendedores não procuram agradar,cujo objetivo é simplesmente  conseguir uma venda naquele momento, mas também percebem que tiveram um serviço de excelência.  
  Chame o seu cliente pelo nome. Aprenda e use seu banco de dados para se lembrar do nome e informações importantes do seu cliente. Nada há de mais precioso, no campo das relações, do que chamar a pessoa pelo seu nome, mostrando com isso, interesse e consideração.

Um comentário:

Anônimo disse...

OI JANNY, ADOREI SUAS DICAS CONTINUI MANDANDO MAIS DICAS.....jk parabéns.